quinta-feira, 31 de outubro de 2024

 MIBE: A ligar comunidades

Na EB/JI de Oriz e na EB de Atães também celebramos com grande entusiasmo o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”. Com a canção de Alda Casqueira, dissemos “Adeus” em várias línguas e também ouvimos, exploramos e cantamos a história “A fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” de Luísa Ducla Soares. Dialogamos sobre a interculturalidade e com um grande abraço acolhemos os alunos de outras comunidades que frequentam estes estabelecimentos escolares.








terça-feira, 29 de outubro de 2024

No âmbito da iniciativa ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove a leitura e a cidadania, os alunos das 5 turmas do 2.º ciclo da EB Monsenhor Elísio Araújo, foram chamados para eleger os livros que mais gostaram de ler. Este procedimento teve lugar na respetiva Biblioteca Escolar, através do preenchimento de um formulário online. Os livros que vão figurar nos boletins de voto para as eleições nacionais serão aqueles que reunirem maior número de nomeações e que estejam publicados em Portugal, com o apoio da Pordata. A lista final nacional, por cada ciclo/nível de ensino, será revelada até 06 de dezembro de 2024, na VISÃO Júnior e no portal da RBE.

A campanha terá início a 20 de janeiro e terminará a 10 de março de 2025. O dia de reflexão será em 11 de março de 2025.


 Narração de histórias no 2.° e no 3.° ciclos

No passado dia 24 de outubro, as turmas do 5.°C, 6.°A e 7.°C participaram em atividades ligadas à arte de contar histórias, no âmbito do MIBE 2024 (Mês Internacional da Biblioteca Escolar) e em articulação com as disciplinas de Português e Educação Visual, dando continuidade à iniciativa de promoção da literacia da leitura, desenvolvida com as outras turmas de 2.° ciclo e de 7.° ano da EB Monsenhor Elísio Araújo.






IA na Biblioteca Escolar 

Na quarta semana do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE 2024), a Inteligência Artificial esteve em destaque, na Biblioteca Escolar da EB Monsenhor Elísio Araújo, para abordar a avaliação das páginas Web e a pesquisa de informação online, através do Big6. As turmas do 8.°A e do 9.°D puderam interagir com um chatbot realizado para o efeito, realizaram entusiasticamente os desafios de um curipod, nos seus dispositivos móveis, sobre as temáticas em questão, analisaram detalhadamente infográficos (preparados no Canva) e uma imagem interativa (com base no Genially). Ainda tiveram a oportunidade de tentar distinguir, ludicamente, imagens produzidas pela IA e outras captadas/realizadas pelo ser humano, num jogo interativo.

As atividades foram realizadas em articulação com Matemática e Educação Visual.






 

"Os ovos misteriosos" continuam a encantar o pré-escolar 


Da autoria de Luísa Ducla Soares, "Os ovos misteriosos" foram narrados às outras duas turmas da educação pré-escolar da EBMEA, com ênfase para a interculturalidade, sendo a atividade integrada nesta quarta semana da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE 2024). Os alunos também puderem maravilhar-se com um livro pop-up em que sobressaiu a diversidade das princesas da Disney.






quinta-feira, 24 de outubro de 2024

MIBE- Abraço a quem chega


No dia 21 de outubro, a biblioteca escolar MEA foi o ponto de encontro e um espaço de partilha entre os alunos do 4º ano, T31 e os alunos do 5º B, na disciplina de Português.

Do Brasil, recebemos os encarregados de educação e avós da Isabella (4º ano) e a encarregada de educação da kathleen (5º B), que viveu cerca de 20 anos no Canadá. Através do diálogo aberto e com ajuda de imagens (PowerPoint), os encarregados de educação partilharam com os alunos, um pouco da história, cultura, tradições, música, gastronomia, locais turísticos das suas comunidades de origem.

Os alunos da T31 cantaram a canção “Saudações ao redor do Mundo. É legal dizer Olá” de Juny Tony.

Foi um momento muito enriquecedor e interativo onde fortalecemos o envolvimento parental, o acolhimento e os laços de união, enriquecendo o coletivo e valorizando o individual.

A Biblioteca Escolar partilha, une, integra, envolve e abraça!

A professora bibliotecária

Elisa Miranda








 Representações de "Mister Corvo", pelo pré-escolar da EBMEA


Após a narração da história de Luísa Morandeira, baseada num conto tradicional turco, na Biblioteca Escolar, os alunos da educação pré-escolar da EBMEA trabalharam a história, quer através do reconto da mesma quer plasticamente, em torno da figura central do corvo.





segunda-feira, 21 de outubro de 2024

 

Biblioteca Escolar: da informação ao conhecimento

Na terceira semana do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE 2024), prosseguiram as sessões formativas sobre pesquisa e avaliação de páginas web, na Biblioteca Escolar da EBMEA,  com o 8.°C, o 9.°A e o 9.°B, em articulação com Português e ALDP. O propósito é dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam desenvolver trabalhos de investigação, de diferentes áreas, devidamente estruturados e fundamentados, bem como explorar a informação na Net, de forma crítica e informada, na senda do exercício pleno de cidadania. No decurso das sessões, os alunos foram resolvendo desafios com a interatividade de um recurso Curipod, preparado para o efeito. Também foram abordadas e exemplificadas algumas questões relacionadas com as vantagens/potencialidades e os riscos do uso da Inteligência Artificial nas pesquisas online.






 

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, prossegue a atividade de narração de histórias, nomeadamente no pré-escolar da EB Monsenhor Elísio Araújo. 

A pensar na interculturalidade,  foi explorado o livro "Os ovos misteriosos", de Luísa Ducla Soares. Os alunos também puderam contactar, através de um livro pop-up sobre as princesas da Disney, com a diversidade que faz parte do nosso imaginário. 





quarta-feira, 16 de outubro de 2024

       ENCONTRO COM O AUTOR/ APICULTOR PAULO SANTOS


 Nos dias 7 e 8 de outubro, a EB MEA (CE) e as EB de Oriz e Atães receberam a” Cuscas”e o seu autor/ apicultor Paulo Santos.

De formas divertida e interativa, Paulo Santos deu-nos a conhecer o mundo das abelhas e a sua valiosa utilidade para a existência de vida no planeta Terra.

Foram tantas as informações e curiosidades apresentadas sobre estas trabalhadoras/ polinizadoras que não temos palavras para exprimir as emoções sentidas!

O Paulo Santos mostrou-nos uma colmeia de vidro com abelhas verdadeiras, apresentou-nos também algumas das aventuras da “Cuscas”, e até os seus amigos Vasco, Carlota e a rainha Vitória estiveram presentes para animar as sessões.

Percebemos que pequenas ações como, plantar flores apículas e criar pequenos bebedouros com água, podem salvar as abelhas e ajudar no equilíbrio dos ecossistemas.

Foram sessões muito cativantes e de grandes aprendizagens. Saímos todos muito mais enriquecidos!

OBRIGADA, Paulo Santos. Até uma próxima…!