quinta-feira, 28 de novembro de 2024

 

As quatro turmas da Educação Pré-escolar da EBMEA (11, 12, 29 e 20) participaram numa sessão de narração de histórias a partir do livro "O coelhinho branco", de António Torrado, na Biblioteca Escolar. A atividade, como habitualmente orientada pela docente da equipa da Biblioteca Escolar, Helena Guimarães, foi organizada em duas sessões, na manhã de 26 de novembro. Os alunos divertiram-se com mais proposta narrativamente interativa e animada.




segunda-feira, 25 de novembro de 2024

 Já temos Filosofia para Crianças na EBMEA!

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Filosofia (21 de novembro), arrancou, esta semana, o projeto Filosofia para Crianças, com as quatro turmas do Jardim de Infância da EBMEA, tendo como objetivo fomentar a reflexão, a ética do cuidado e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo na educação pré-escolar, mais precisamente junto dos alunos com 5/6 anos.

Na primeira sessão, a reflexão recaiu sobre o bullying, tendo-se dialogado sobre a diferença, a amizade e as relações interpessoais.

O projeto foi acolhido com bastante interesse e entusiasmo, quer pelas crianças envolvidas quer pelas respetivas Educadoras. A dinamização do projeto é da responsabilidade da professora Helena Guimarães, da equipa da Biblioteca Escolar, com formação na área, e conta com o apoio da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática - APEFP.










 No dia 21 de novembro, o 7.°D veio à Biblioteca Escolar da EBMEA, no âmbito da disciplina de Português,  para participar numa sessão de narração de histórias a partir de um stop motion sobre o conto tibetano "O tesouro perdido". A história desencadeou várias reflexões, nomeadamente acerca da interculturalidade e da forma como devemos gerir e resolver conflitos interpessoais.




sexta-feira, 22 de novembro de 2024

 “Roda de livros: Eu já li, e tu?”

Porque somos uma” Escola a ler mais e melhor”, retomamos a atividade: “Roda de livros: Eu já li, e tu?” em que, de forma periódica e dinâmica se faz na BE, a apresentação de livros de que gostam, falando de personagens, lendo pequenos excertos, mostrando ilustrações, expressando se gostou ou não e porquê, o que mais agradou, ou outros trabalhos realizados em volta desse livro. Com os mais pequenos do 1º ciclo, as famílias podem também colaborar.

A T28 do 3º ano, começou. Foram cinco os alunos que fizeram as suas apresentações e fez-se silêncio na biblioteca, só se ouvindo a voz de quem muito concentrado, tecia elogios ao livro.

Li e gostei muito…Não vou contar tudo para ficarem curiosos... Vou apresentar este trabalho que está muito lindo… Gostei porque as férias da Marta são semelhantes às minhas… Foram alguns dos comentários que ouvimos!

Que continue este entusiasmo para, lermos cada vez mais e melhor!









 Refletir sobre o bullying a partir do livro de Luisa Aguilar ("Orelhas de Borboleta ")


 No dia 21 de novembro foi a vez do 5.°B refletir sobre o bullying a partir do livro de Luisa Aguilar ("Orelhas de Borboleta "), no âmbito da literacia da leitura constante do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e em articulação com a disciplina de EMRC, na BE da EBMEA.





quinta-feira, 21 de novembro de 2024

 Exposição "Rosa dos Ventos" dos alunos do 5º Ano - MEA

A Biblioteca da escola recebeu uma exposição fascinante organizada pelos alunos do 5º ano, cujo tema central foi a Rosa dos Ventos. Este projeto foi realizado no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre orientação geográfica e os pontos cardeais e colaterais.

A Rosa dos Ventos, que é um instrumento essencial para a navegação e orientação, foi representada de várias formas criativas pelos alunos. A exposição contou com desenhos, maquetes e trabalhos que ilustraram a estrutura da Rosa dos Ventos e os quatro pontos principais (Norte, Sul, Este e Oeste), além dos pontos colaterais (Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste). Cada aluno foi convidado a criar a sua própria versão da Rosa dos Ventos, utilizando diferentes materiais e técnicas, como cartolina, tintas, colagens, recortes, utilizando materiais reciclados. A exposição foi uma forma de vivenciar o conhecimento de forma prática, estimulando a criatividade e o trabalho dos alunos.







quarta-feira, 20 de novembro de 2024

 "Nas orelhas do outro" foi a atividade do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar que foi trabalhada com o 5.°A da EBMEA. A partir da leitura dramatizada do livro "Orelhas de Borboleta ", de Luisa Aguilar, foi abordada a temática do bullying, em articulação da BE com a disciplina de EMRC. Os alunos vibraram com mais esta proposta, para promover a literacia da leitura.




quinta-feira, 14 de novembro de 2024


       Dando continuidade à narração de histórias no pré-escolar, no âmbito da literacia da leitura, sob a responsabilidade da Biblioteca Escolar, no dia 12 de novembro, as turmas 11 e 12 participaram ativamente na narração de um conto tradicional africano, protagonizado por duas lagartixas. A ética do cuidado foi, desta vez, abordada de uma forma lúdica e performativa.



quarta-feira, 13 de novembro de 2024

 Conto africano em imagens 

Após a narração do conto africano sobre lagartixas e a ética do cuidado, na Biblioteca Escolar, as quatro turmas da educação pré-escolar trabalharam a história a vários níveis, nomeadamente em termos de expressão plástica.






sexta-feira, 8 de novembro de 2024

 EXPOSIÇÃO: BE a ligar comunidades- “Abraço a quem chega!” -

Está patente no EBMEA (CE) uma pequena exposição com trabalhos e fotos resultantes dos diálogos interculturais, das partilhas que realizamos e dos ABRAÇOS com que acolhemos pais, encarregados de educação e outros familiares que durante o mês de outubro, nos trouxeram um pouquinho das suas comunidades de origem.

Ficamos todos com o coração mais preenchido!

Pela equipa da BE

Elisa Miranda








 MIBE, “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades”

Para terminarmos as celebrações do MIBE, nada melhor do que o diálogo intercultural, desta vez com a cultura angolana através da encarregada de educação da nossa aluna Sálvia (8º ano) e a canção “O normal é ser diferente (T28).

Bem hajam a todos os que ao longo do mês de outubro fizeram da Biblioteca Escolar o ponto de encontro e um espaço de partilha onde, num grande abraço, acolhemos diferentes culturas e comunidades, promovendo a leitura e o envolvimento parental, enriquecendo o coletivo e valorizando o individual.

Que os rostos das crianças que nos vêm chegando à biblioteca, sejam sempre confiantes, sorridentes e se sintam integrados no nosso ABRAÇO!