Conto africano em imagens
Após a narração do conto africano sobre lagartixas e a ética do cuidado, na Biblioteca Escolar, as quatro turmas da educação pré-escolar trabalharam a história a vários níveis, nomeadamente em termos de expressão plástica.
EXPOSIÇÃO: BE a ligar comunidades- “Abraço a quem chega!” -
Está patente no EBMEA (CE) uma pequena exposição com trabalhos e fotos resultantes dos diálogos interculturais, das partilhas que realizamos e dos ABRAÇOS com que acolhemos pais, encarregados de educação e outros familiares que durante o mês de outubro, nos trouxeram um pouquinho das suas comunidades de origem.
Ficamos todos com o coração mais preenchido!
Pela equipa da BE
Elisa Miranda
MIBE, “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades”
Para terminarmos as celebrações do MIBE, nada melhor do que o diálogo intercultural, desta vez com a cultura angolana através da encarregada de educação da nossa aluna Sálvia (8º ano) e a canção “O normal é ser diferente (T28).
Bem hajam a todos os que ao longo do mês de outubro fizeram da Biblioteca Escolar o ponto de encontro e um espaço de partilha onde, num grande abraço, acolhemos diferentes culturas e comunidades, promovendo a leitura e o envolvimento parental, enriquecendo o coletivo e valorizando o individual.
Que os rostos das crianças que nos vêm chegando à biblioteca, sejam sempre confiantes, sorridentes e se sintam integrados no nosso ABRAÇO!
Para além de atividades de gestão da BE e de orientação dos nossos alunos em tarefas educativas, promoveram a apresentação do seu país em sessões dirigidas às turmas, sobretudo, nas aulas de Inglês.
Para além de terem tido oportunidade de fortalecer as suas competências relacionadas com contextos profissionais, este estágio foi uma mais-valia para o enriquecimento educativo da nossa escola e dos nossos alunos, proporcionando, entre outras mais-valias, a possibilidade destes aplicarem a língua inglesa em contexto real.
Agradecemos à Pija e à Nicole todo trabalho desenvolvido, a quem desejamos os maiores sucessos pessoais.
"Os ovos misteriosos" em exposição
Na sequência da atividade de mediação de leitura a partir do livro "Os ovos misteriosos", de Luísa Ducla Soares, as quatro turmas da educação pré-escolar da EBMEA desenvolveram atividades de expressão plástica, dando azo à criatividade e à imaginação, na esteira do diálogo intercultural e artístico.
Lagartixas no Jardim de Infância do Pico
O mês de novembro inaugurou a narração de uma história africana, na Biblioteca Escolar, mais precisamente de um conto do Burkina Faso ("Lagartixas"), nas turmas da educação pré-escolar 19 e 20, da EBMEA, para refletir sobre a entreajuda e a solidariedade, sempre na ótica da interculturalidade.
OUTUBRO- BIBLIOTECA ESCOLAR A LIGAR COMUNIDADES
Mais uma vez, na biblioteca escolar, através da leitura, da música e da expressão dramática, com muitas cores, sons e emoções, tivemos a oportunidade de aprofundar o diálogo intercultural e descobrir o valor de cada um para o bem de todos.
Os alunos da T28 do 3º ano partilharam a dramatização da história “Meninos de Todas as Cores” (adaptado de Luísa Ducla Soares) e a canção “O Normal é ser diferente”; a T26 apresentou a leitura encenada de “O voo do Golfinho” de Onjaki, a T27, deliciou-nos com “A Surpresa de Handa” de Eileen Browne e a T26, com a graciosidade própria de quem é pequenina, mostrou-nos a encenação do poema “A bailarina” de Cecília Meireles.
As atividades no âmbito do MIBE têm sido uma excelente forma de criar um ambiente educativo mais acolhedor e integral, abraçando a todos e a quem chega de novo.
Pela equipa BEMEA
Elisa Miranda
BIBLIOTECA ESCOLAR: A LIGAR COMUNIDADES
A T29 do 3ºano e a T30 do 4º ano, deram as mãos e mostraram-nos que é possível integrar e celebrar a diversidade cultural nas nossas escolas. As encarregadas de educação ali presentes, de dois países diferentes, o Brasil e a Argentina, levaram-nos até às suas comunidades de origem, numa viagem repleta de sons, aromas, sabores e cores iguais e diferentes!
Cada turma partilhou também o reconto e a dramatização de duas histórias que nos alertam para o diálogo intercultural e o reconhecimento do valor das nossas origens: “Menina Bonita do laço da fita” de Ana Maria Machado e “O Beijo da Palavrinha “de Mia Couto.
A Biblioteca Escolar está sempre aberta à diversidade, promovendo a integração e a criação de memórias.
O nosso muito obrigada a todos os que participaram, mas muito especialmente às encarregadas de educação (e irmã) presentes, pela partilha e disponibilidade.
Pela equipa da BE
Elisa Miranda