sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

 Colaboradora da BE com crianças do pré-escolar 

No âmbito do voluntariado da leitura, a Colaboradora da BE Juliana Dias, no passado dia 3 de novembro, leu a história do livro "Os Esquilos que Não Sabiam Partilhar", de Rachel Bright, às crianças das quatro turmas da Educação Pré-escolar, da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo. A atividade enquadrou-se no projeto Ler para Pensar e esta valiosa colaboração na promoção da leitura faz parte da consolidação do programa aLer mais e melhor do agrupamento. É de lembrar que a Juliana Dias foi aluna do quadro de excelência do agrupamento e, estando a frequentar o 10.° ano de escolaridade, voluntariou-se para regressar à EBMEA para contar histórias aos mais pequenos, reconhecendo a importância da leitura e das histórias para o seu futuro académico e o seu bem-estar.





 

 Voluntária da Leitura com 7.° ano

A Voluntária da Leitura, da Biblioteca Escolar da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, Casimira Faria, apresentou hoje, dia 4 de dezembro, ao 7.°B, o conto da sua autoria "A guerreira". A história prendeu os alunos que ficaram bastante agradados com as aventuras da protagonista e as referências ao imaginário celta. A atividade desenvolveu-se em articulação com a disciplina de Português, no âmbito do projeto Ler para Pensar, e com o propósito de incrementar o gosto pela leitura, na senda de abrir novas portas e fazer a diferença, no percurso dos alunos envolvidos. O Voluntariado da Leitura faz todo o sentido numa escola/agrupamento que implementa, de forma consolidada, o programa aLer mais e melhor.






 

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Exposição "Rosa dos Ventos"


5º Ano – MEA/Biblioteca Escolar

Em colaboração com a Biblioteca da escola, no mês de novembro, foi apresentada uma exposição concebida pelos alunos do 5º ano da EB MEA, tendo como tema central a Rosa dos Ventos. Este projeto foi realizado no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos relativos à orientação geográfica, fundamental para a navegação marítima e terrestre, bem como aos pontos cardeais e colaterais.

A Rosa dos Ventos foi representada de variadíssimas formas evidenciando um elevado grau de criatividade por parte dos alunos. A exposição contou com desenhos, maquetes e diversos trabalhos que ilustraram a estrutura da Rosa dos Ventos e os quatro pontos principais (norte, sul, este e oeste), além dos pontos colaterais (noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste). Cada aluno criou a sua própria representação da Rosa dos Ventos, utilizando diferentes materiais e técnicas, como cartolina, madeira, gesso, tela, esferovite, tintas, colagens, recortes…

A iniciativa constituiu uma experiência de aprendizagem prática, promotora de criatividade, autonomia e consolidação dos conteúdos curriculares.







 

 Colaboradora da BE com alunos da EPE

A última quarta-feira do mês de novembro trouxe a segunda sessão de narração de histórias com a Colaboradora da Biblioteca Escolar, da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (AE de Vila Verde), Juliana Dias. No formato de voluntariado, a Juliana, ex-aluna da escola a frequentar o 10.° ano de escolaridade, na ESVV, disponibilizou-se para contar a história d' "O Camelo que Acordou Maldisposto",

de Rachel Bright e Jim Field, aos alunos da Educação Pré-escolar, que se divertiram com as birras de uma personagem teimosa e perceberam claramente que aquelas são um desperdício de tempo e de energia. 

Esta iniciativa insere-se no projeto Ler para Pensar e no incremento sistemático do gosto pela leitura, num agrupamento de escolas que promove o programa da RBE aLer mais e melhor.