quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

 Presença da autora Telma Pereira

No dia 9 de dezembro de 2024, recebemos na EB1 de Atães, Telma Pereira, autora do livro “O Velho Tristão”. Foi uma apresentação simbólica e muito emotiva, pois a Telma frequentou a escola da Portela/Atães, desde o pré-escolar até ao final do primeiro ciclo. Com voz embargada e emocionada, confidenciou-nos: - “Voltei ao local onde fui feliz”.

Com base numa pessoa real e misteriosa que viveu na Portela do Vade, e que durante anos intrigou o seu imaginário infantil, a autora criou um personagem repleto de magia e luz!

Os alunos gostaram muito!

Obrigada, Telma Pereira, por nos fazer acreditar que as coisas simples se podem transformar em valores tão nobres como o amor à Natureza e a magia do Natal.

Pela equipa da BE MEA

Elisa Miranda




terça-feira, 10 de dezembro de 2024

 "Miúdos a Votos": livros candidatos finalistas

No dia 6 de dezembro, recebemos o anúncio dos livros finalistas da 9.ª edição desta iniciativa, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e da @Visão Júnior, que continua a cativar jovens leitores de norte a sul do país.

Após um processo rigoroso de apuramento, da responsabilidade da @Pordata, que assegura a transparência e o rigor do processo de votação, as listas completas dos livros finalistas para cada ciclo já estão disponíveis para consulta no Portal RBE.

Aqui está a listagem que nos interessa! No 2.° ciclo, vamos escolher o nosso livro preferido e fazer a respetiva campanha eleitoral  já a partir de 20 de janeiro.

Bom trabalho!



 Dezembro com Filosofia 

Nesta primeira semana de dezembro, na Filosofia para Crianças, os alunos perceberam que

somos todos mais parecidos do que se pensava e trabalhou-se o conceito de pessoa como um ser

relacional e emocional.

No início de cada sessão de Filosofia para Crianças, os alunos são interpelados a evocar o que trabalharam desde o início de implementação do projeto, mobilizando a

memória associada às emoções e noções trabalhadas.

Durante a semana, nas suas atividades diárias, foi-me relatado pelas Educadoras que os alunos

relacionam o que vai acontecendo com as sessões, comparando gestos, atitudes, situações. É de notar

que, na primeira sessão, foram trabalhados o significado e a articulação da palavra filosofia. No

momento presente, esta palavra, tão estranha no início, já foi incorporada no léxico dos alunos e no

discurso dos mesmos.

 Efetivamente, não obstante terem 5 anos, comportam-se de forma

diferente quando vêm à biblioteca para a FpC. Têm consciência de que têm de estar muito atentos a

tudo, mal entram na biblioteca, sobretudo às instruções dos jogos e às regras do diálogo, e que estão

a participar num projeto especial. 








 JÁ ESTAMOS A CELEBRAR CAMÕES!

Nos dias 4 e 5 de dezembro, na BE MEA, celebramos Camões com os alunos do 8ª D, 9º B e 9º C. Tendo por base o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar: “Camões: visão feminina, arte e humor”, os alunos realizaram leituras dialogadas de um texto intitulado “Entrevista a Luís de Camões”, (adaptado de Amélia Pinto Pais, Os Lusíadas em prosa) e leram também o poema “Vós sois ua dama de grã merecer”, nas formas proposta pelo Referencial. Comprovamos o engenho, a arte e o humor de Luís Vaz de Camões, a partir da sua vida e obra, e de forma divertida, engrandecemos o poeta mor da língua portuguesa.

Já inauguramos a exposição “Vamos Celebrar o nosso maior poeta” e continuaremos a ler, a conhecer melhor e sentir Camões e sua obra, ao longo do ano, com novas atividades.










quarta-feira, 4 de dezembro de 2024



 A aula de Cidadania e Desenvolvimento do 8.°A, na EBMEA, teve lugar, nesta última terça-feira de novembro, na Biblioteca Escolar, para trabalhar a literacia dos media, tendo promovido o encontro com a publicidade e o impacto das imagens dos media nas percepções dos jovens relativamente às imagens corporais.

No desenrolar da sessão, os alunos puderam assistir a vários vídeos, para refletir sobre a manipulação associada à edição digital e a necessidade de desenvolver o espírito crítico face aos media.





terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Filosofia para Crianças | Como resolver problemas/conflitos

Na última quarta-feira de novembro, os alunos das quatro turmas da Educação Pré-escolar da EBMEA (11, 12, 19 E 20) tiveram a segunda sessão de Filosofia para Crianças, a propósito do mote "Como resolver problemas/conflitos?"

Para além de uma dinâmica de grupo inicial para introduzir a temática, visualizaram uma curta-metragem para refletirem sobre possíveis soluções, no sentido de melhorar as relações interpessoais no contexto das respetivas turmas. 









Apresentação da oralidade na Biblioteca Escolar 

Na última quinta-feira do mês de novembro, alunos do 9.°A, no âmbito do ALDP, puderam treinar a apresentação da oralidade e aprimorar as suas propostas comunicativas na Biblioteca Escolar.




 

O mês de novembro assistiu à inauguração da "Filosofia para Crianças em permanente exposição", espaço dedicado à afixação da súmula das conclusões das sessões daquele projeto, sob a responsabilidade das quatro Educadoras da EBMEA. Parabéns pela dedicação, disponibilidade, interesse e empenho!