terça-feira, 10 de dezembro de 2024

 Dezembro com Filosofia 

Nesta primeira semana de dezembro, na Filosofia para Crianças, os alunos perceberam que

somos todos mais parecidos do que se pensava e trabalhou-se o conceito de pessoa como um ser

relacional e emocional.

No início de cada sessão de Filosofia para Crianças, os alunos são interpelados a evocar o que trabalharam desde o início de implementação do projeto, mobilizando a

memória associada às emoções e noções trabalhadas.

Durante a semana, nas suas atividades diárias, foi-me relatado pelas Educadoras que os alunos

relacionam o que vai acontecendo com as sessões, comparando gestos, atitudes, situações. É de notar

que, na primeira sessão, foram trabalhados o significado e a articulação da palavra filosofia. No

momento presente, esta palavra, tão estranha no início, já foi incorporada no léxico dos alunos e no

discurso dos mesmos.

 Efetivamente, não obstante terem 5 anos, comportam-se de forma

diferente quando vêm à biblioteca para a FpC. Têm consciência de que têm de estar muito atentos a

tudo, mal entram na biblioteca, sobretudo às instruções dos jogos e às regras do diálogo, e que estão

a participar num projeto especial. 








Sem comentários:

Enviar um comentário